Aula 10

Data: 24 de Novembro de 2022

Sumário:  - Continuação da aula anterior - Photoshop.

                 - Introdução a ferramentas de desenho, filtros, aplicação de texturas, pessoas e mobiliário.          

NOTAS:

- quando se tira as imagens da internet deve se ter em atenção a sua "informação", ou seja, o tamanho da mesma, a qualidade, e os direitos de autor, etc...
- quando se coloca no Photoshop também tem de se ter em atenção as escalas das imagens, a proporção da imagem e das figuras que nela aparecerem, a qualidade, etc...
- para duplicar uma imagem basta ficar a clicar no OPTION e arrastar a imagem e ela copia para uma nova LAYER
- para as imagens copiadas parecerem uma imagem só, basta clicar no botão do lado direito do rato e escolher FILP HORIZONTAL ou FLIP VERTICAL para ajustar a imagem. ao fazer isto a imagem fica com as margens idênticas encostadas e a imagem ganha uma nova realidade
- quando tudo o que foi acima referido estiver feito, selecionar as LAYERS que pertencem à imagem que queria formar e, como o botão do lado direto do rato, clicar em MERGER LAYERS e juntar tudo numa LAYER

   

MÁSCARAS

- quando quero juntar duas imagens, por exemplo fazer com que uma pessoa pareça estar sentada numa cadeira, tenho de utilizar o comando POLYGONAL LASSO TOOL juntamente com uma máscara
   - faço download de uma cadeira (de preferência em formato PNG) 
   - faço download de uma pessoa  (de preferência em formato PNG) 
   - abro um documento novo, no Photoshop, para as duas 
       - se as imagens não estiverem em formato PNG:
           - se a LAYER indicar que a imagem está em index ir a IMAGE > MODE > RGB COLOR

Para alterar a imagem para que se possa fazer 
alterações 
  
- se a LAYER estiver em Background e bloqueada basta clicr no cadeado para a desbloquear
 - as LAYERS só ficam operacionais quando está escrito Layer 0 / Layer 1

    






  - se o fundo for uma cor muito diferente do objeto (carro vermelho num fundo branco) ativar o comando MAGIC WAND TOOL e selecionar o fundo e apagar 
 - se o fundo tiver uma cor parecida ao do objeto, ativar o comando POLYGONAL LASSO TOO e percorrer o perímetro do objeto
  - para aumentar a área da seleção basta ficar clicar em SHIFT e fazer a seleção. no final, s as seleções se intersectarem, assume a junção das duas

- como as duas imagens colocadas no sitio e dispostas como se pretende ( no caso uma pessoa sentada numa cadeira) diminuir a opacidade da pessoa, para se perceber o que é que vai ser ocultado pela máscara, e com o comando POLYGONAL LASSO TOOL ativado marcar a área que eu quero que apareça

1º passo - dispor os objetos 
como quero que fiquem
2º passo - tirara opacidade
do objeto que eu quero esconder
(feito nesta Layer)


3º passo - com o comando 
Plygonal lasso too criar
a área que eu quero que 
fique há vista 
4º passo - aplicar a máscara 
e repor a opacidade


- para a máscara ficar imóvel remover o link que existe entre a LAYER e a máscara 

Layer e máscara sem link
Layer e máscara com link






- isto também se pode aplicar a texturas de paredes. quando eu quero colocar uma textura numa parede de um quarto, por exemplo, seleciono a área que quero que fique visível e aplico uma mascara ao resto. quando tiro o link entre a LAYER e a máscara consigo escolher a melhor parte da textura sem me ter que preocupar com sair fora da área seleciona.


                              
FILTROS

- para aplicar um filtro num objeto basta clicar no icon que se encontra no canto inferior direito
- selecionar o objeto ou área onde vai ser aplicado o filtro. caso contrario, se nada estiver selecionado o filtro vai ser aplicado no documento todo
- para aplicar um filtro:
      - num objeto:
       - ativar o comando RECTANGULAR MARQUEET TOOL e selecionar a area onde se encontra o objeto
        - com o comando MOVE TOOL deslizar o objeto para que os pixeis do objeto fiquem selecionados
        - clicar no icon do filtro e escolher a opção HUE/SATURATION
        - escolher a percentagem de saturação do filtro 
        - quando acabado, selecionar a LAYER e o filtro e, com o botão direito do rato, linkar as LAYERS

1º passo - selecionar o objeto
2º passo - mover um bocado 
o objeto para selecionar só 
os pixeis 

3º passo - aplicar o filtro
Hue/Saturation

            
4º passo - escolher a % de
Saturação e do Hue


5º passo - resultado final 


6º passo - "Linkar" as Layers







    - numa área:
         - selecionar a LAYER que contem a textura onde se quer aplicar o filtro
         - clicar no icon do filtro e escolher a opção HUE / SATURATION
         - escolher a percentagem de saturação do filtro
         - quando acabado selecionar a LAYER e o filtro e, com o botão direito do rato, linkar as LAYERS



- para rápido preenchimento de uma seleção basta ter a seleção ativa e clicar em OPTION + SPACE + BACK
- para fazer as janelas e/ou as portas:
   - selecionar a área onde se pretende colocar a janela
   - guardar a seleção, por exemplo, com o nome JANELA _DIREITA_QUARTO_ESQUERDO (para se ter uma noção onde é que cada coisa está)
   - com a seleção ainda ativada ir ao menu SELECT > MODIFY > CONTRACT > 10 pixeis
   - guardar a nova seleção como VIDRO_DIREITO_QUARTO_ESQUERDO
   - LOAD SELECTION da janela 
   - ir ao menu SELECT > LOAD SELECTION, selecionar a seleção do VIDRO e escolher a opção SUBTRACT FROM SELECTION 
   - guardar a nova seleção com o nome CAIXILHO_DIREITO_QUARTO_ESQUERDO
   - LOAD SELECTION do VIDRO e apagar esta área 
   - ir à LAEYER da máscara da base e preencher com BRANCO a área do VIDRO (para esta não ser afetada pela máscara)
   - ir à LAYER da base e apagar a área da seleção do VIDRO 
   - na pasta ARQUITETURA > TÉCNICO > QUARTO_ESQUERDO > JANELAS >VIDRO escolher um tom de azul para simbolizar o vidro. alterar a opacidade da LAYER para haver uma certa transparência


nota importante: as janelas e as portas estão na pasta ARQUITETURA > TÉCNICO (e neste caso) > QUARTO_ESQUERDO > JANELA_DIREITA

1º passo - Selecionar a área da janela


2º passo - guardar a seleção
  



3º passo - Menu Select > Modify
>Contract



4º passo - Contract 10 pixeis 






5º passo - Consequência da contração
formação do vidro


6º passo - Guardar a nova seleção 





7º passo - Load Selection da janela
OKAY
8º passo - Load Selection do Vidro 
com a opção Subtract from Selection


9º passo - Consequência da subtração 
criação do Caixilho



10º passo - Guardar a nova seleção 




11º passo - selecionar o vidro, 
novamente, e apagar a área na 
Layer Pedra 
12º passo - com a área do vidro seleciona, 
na Layer da Base, apagar a área



13º passo - Preencher com um tom azul
para simbolizar o vidro e alterar a 
opacidade
14º passo - Preencher a área do caixilho 
Resultado final 





COMANDOS + ATALHOS (MacBook)
PAINT BUCKET TOOL - preencher uma área com uma cor pré-definida 
MOVE TOOL - move uma seleção ou uma LAYER
POLYGONAL LASSO TOOL - cria uma seleção juntando linhas retas
MAGIC WAND TOOL - seleciona uma área com base na cor
RECTANGULAR MARQUEET TOOL - cria uma seleção com a forma de uma retângulo
MAGNETIC LASSO TOOL - liga ponto de maneira automática ao passar perto de uma superfície 
CLONE STAMP TOOL - faz corresponder os fixeis de uma parte para a outra 

OPTION - zoom com o controlo da roda do rato
ESPAÇO - mão para mover o desenho de um lado para o outro, com a ajuda do rato
SHITF - ajuda a fazer linhas direitas quando o comando POLYGONAL LASSO TOOL esta ativado / deixa adicionar outra secção ao desenho mesmo que a ultima secção esteja ligada 
COMMAND + A - selecionar tudo
COMMAND + Z - desfazer
COMMAND + X - cortar
COMMAND + O - abrir um documento (serve para transportar uma imagem para o documento de trabalho)
COMMAND + Z + SHITF - refazer o que foi desfeito 
COMMAND + Z + OPTION - desfazer continuamente 
COMMAND + D - deixar de selecionar
COMMAND + T - selecionar e transformar a imagem 
COMMAND + 0 - ajustar a imagem ao ecrã
COMMAND + (+) - zoom in
COMMAND + (-) - zoom out
COMMAND + J - criar uma copia da seleção ou de uma layer


Comentários

Mensagens populares