Aula 13
Data: 15 de Dezembro de 2022
Sumário: - Introdução ao programa InDesign
- Introdução a ferramentas de edição de texto
- Inicio de trabalho: Criação de um artigo sobre uma obra arquitectónica
NOTAS
- abrir o INDESIGN e clicar em NEW DOCUMENT
- tirar o tick da opção FACING PAGES, para o documento não assumir a impressão de duas páginas numa folha, mas sim a impressão de duas páginas em duas folhas distintas
- tirar o tick da opção FACING PAGES, para o documento não assumir a impressão de duas páginas numa folha, mas sim a impressão de duas páginas em duas folhas distintas
- escolher a opção do formato da folha A4
- em INTENT escolher PRINT
- quando isto tudo tiver feito clicar em OK
- no canto superior direito abrir o MENU PAGES
- para adicionar uma PAGE, clicar no icon do +
- para editar a MASTER (página tipo) clicar no botão do lado direito do rato e escolher MASTER OPTIONS
- Definir as páginas TIPO A como CAPAS e as páginas TIPO B como FOLHAS
- esta definição faz-se nas MASTERS para pré definir o documento. quando se adicionar mais páginas vai se mais fácil a defini-las como CAPAS ou FOLHAS
- para definir as páginas novas basta ir as MASTER PAGES e, com o botão esquerdo do rato, arrasar para a pagina que quero definir, ou seja, se eu quiser definir uma pagina como CAPA tenho de ir as MASTER PAGES, do TIPO A e arrastar para a pagina nova adicionada e ela automaticamente fica definida como CAPA
- Outra opção é adicionar as páginas novas quando se tem a MASTER PAGE pretendida selecionada, deste modo página automaticamente assume as características da MASTER PAGE
- no MENU LAYERS definir as LAYERS do trabalho
- para adicionar LAYERS basta clicar no icon do +
- LAYER SETUP
- Imagens
- Texto
- Títulos
- Imagem de Fundo
- Fundo
PRÉ DEFINIÇÃO DE ESPAÇOS
- se o objetivo é que as paginas tenham todas o MESMO LAYOUT a sua definição deve ser feita nas MASTER PAGES
- esta pré definição vai fazer com que todas as páginas associadas entre si, capas e folhas, tenham todas o mesmo LAYOUT
- este LAYOUT PODE SER ALTERADO em paginas especificas, ou seja, se uma página precisar de ser diferente pode ser editada sem interferir com as outras que lhe estão associadas
- as imagens também podem ser adicionadas nas MASTER PAGES
- a IMAGEM DE FUNDO, por exemplo, pode ser adicionada as MASTER PAGES do TIPO A (capas) para terem todas a mesma imagem
- o mesmo aplica-se aos textos que são iguais em todas as páginas.
IMAGENS
- ir para a LAYER das IMAGENS
- para adicionar uma imagem, ir ao MENU FILE e escolher a opção PLACE
- escolher a imagem e colocá-la no sitio pretendido
- estas adições, tanto de imagens como de textos devem estar nas LAYERS correspondentes, para o trabalho ficar organizado
- a imagem vai aparecer dentro de um limite, da cor da LAYER escolhida para as imagens ( dependento de onde. imagem vai ficar, há layers diferentes)
- o limite da cor da LAYER, destinada ás imagens, pode ser alterado, podendo ou não cortar a imagem
- de fizer dois cliques dentro da imagem, vai aparecer um limite de cor diferente. este limite serve para conseguir editar a disposição da imagem, dentro do limite anterior. para sair deste modo, clicar foro dos limites
- para ajustar a imagem ao limite da cor da LAYER da imagem, clicar no botão do lado direito do rato e escolher a opção FITTING
- normalmente as imagens vão aparecer com má qualidade, para melhorar a qualidade de performance do programa. para visualizar a aparencência final do documento, ir à barra de ferramentas, no final, e clicar no icon com dois rectângulo. com o botão do lado direito do rato, escolher a opção apresentação
Exemplo feito em Aula: A Capa contêm uma imagem de fundo (na LAYER de IMAGEM DE FUNDO) do monumento escolhido para realizar o trabalho. Foi escolhido o espaço destinado para colocar o título e a identificação do aluno. Estes espaços foram marcados pelas linhas guias ( que se encontram nas réguas que estão na parte superior e lateral esquerda do ecrã)
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Capa do Trabalho - Edifício feito pelo grupo BIG em Nova York |
TEXTO
- ir para a LAYER do TEXTO
Nota Importante: Os documentos Word devem estar o mais simplificados possível, ou seja, não estar formatados. Caso o Software não reconhecer o ficheiro Word, exportar o documento em formato RTF (Rich Text Format). Este formato é universal para todos os formatos.
- para introduzir um texto, utilizar o comando TYPE TOOL
- depois do comando TYPE TOOL estar ativado, ir ao MENU FILE e escolher a opção PLACE
- escolher o documento WORD (ou RTF)
- colocar onde se pretende que o texto fique
- com o botão esquerdo do rato pressionado, arrastar a caixa de texto até atingir o tamanho pretendido. pode-se sempre alteara mais tarde
- pode-se também pré definir o espaço para o texto com o auxílio das linhas guia
- escolher o tipo de letra
- o tipo de letra, convém, condizer com o tipo de trabalho, o tipo de imagens e o tipo de apresentação
- depois de inserir o texto, se o texto for demasiado grade para o espaço da caixa de texto, vai aparecer, no canto inferior direito um +, que vai possibilitar que o texto restante seja transferido para outro sitio
- para transferir o texto basta repetir o processo de inserção do texto
- o texto pode ser editado depois de inserido
- para uma melhor aparência, pode-se escolher a opção de tirar os hífens do texto, para apresentar um raciocínio mais continuo
- para isto, selecionar o texto e no MENU LATERAL DIREITO escolher a opção PARAGRAPH > HYPHENATE e TIRAR O TICK
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Tirar o tick no Hyphenate |
Exemplo feito em Aula: As folhas foram pré definidas individualmente, por isso não se encontram todas iguais. Foi escolhido duas maneiras diferentes de dispor o texto em harmonia com as imagens escolhidas para o trabalho. Encontra-se também representado o número da página.
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Corpo de Texto do Trabalho - Exemplo de disposição do texto com as imagens |
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