Aula 13

 Data: 15 de Dezembro de 2022 

Sumário:   - Introdução ao programa InDesign

                  - Introdução a ferramentas de edição de texto 

                  - Inicio de trabalho: Criação de um artigo sobre uma obra arquitectónica 


NOTAS

 - abrir o INDESIGN e clicar em NEW DOCUMENT 
 - tirar o tick da opção FACING PAGES, para o documento não assumir a impressão de duas páginas numa folha, mas sim a impressão de duas páginas em duas folhas distintas
 - escolher a opção do formato da folha A4
 - em INTENT escolher PRINT
 - quando isto tudo tiver feito clicar em OK

 - no canto superior direito abrir o MENU PAGES
   - para adicionar uma PAGE, clicar no icon do + 
   - para editar a MASTER (página tipo) clicar no botão do lado direito do rato e escolher MASTER OPTIONS
       - Definir as páginas TIPO A como CAPAS e as páginas TIPO B como FOLHAS 
       - esta definição faz-se nas MASTERS para pré definir o documento. quando se adicionar mais páginas vai se mais fácil a defini-las como CAPAS ou FOLHAS 
   - para definir as páginas novas basta ir as MASTER PAGES e, com o botão esquerdo do rato, arrasar para a pagina que quero definir, ou seja, se eu quiser definir uma pagina como CAPA tenho de ir as MASTER PAGES, do TIPO A e arrastar para a pagina nova adicionada e ela automaticamente fica definida como CAPA
   - Outra opção é adicionar as páginas novas quando se tem a MASTER PAGE pretendida selecionada, deste modo  página automaticamente assume as características da MASTER PAGE 
   - no MENU LAYERS definir as LAYERS do trabalho
   - para adicionar  LAYERS basta clicar no icon do +
   - LAYER SETUP
                - Imagens
                - Texto
                - Títulos
                - Imagem de Fundo 
                - Fundo 

PRÉ DEFINIÇÃO DE ESPAÇOS

 -  se o objetivo é que as paginas tenham todas o MESMO LAYOUT a sua definição deve ser feita nas MASTER PAGES
 - esta pré definição vai fazer com que todas as páginas associadas entre si, capas e folhas, tenham todas o mesmo LAYOUT
 - este LAYOUT PODE SER ALTERADO em paginas especificas, ou seja, se uma página precisar de ser diferente pode ser editada sem interferir com as outras que lhe estão associadas 
 - as imagens também podem ser adicionadas nas MASTER PAGES
    - a IMAGEM DE FUNDO, por exemplo, pode ser adicionada as MASTER PAGES do TIPO A (capas) para terem todas a mesma imagem
    - o mesmo aplica-se aos textos que são iguais em todas as páginas. 

IMAGENS

 - ir para a LAYER das IMAGENS
 - para adicionar uma imagem, ir ao MENU FILE e escolher a opção PLACE
 - escolher a imagem e colocá-la no sitio pretendido
    - estas adições, tanto de imagens como de textos devem estar nas LAYERS correspondentes, para o trabalho ficar organizado 
 - a imagem vai aparecer dentro de um limite, da cor da LAYER escolhida para as imagens ( dependento de onde. imagem vai ficar, há layers diferentes)
 - o limite da cor da LAYER, destinada ás imagens, pode ser alterado, podendo ou não cortar a imagem 
 - de fizer dois cliques dentro da imagem, vai aparecer um limite de cor diferente. este limite serve para conseguir editar a disposição da imagem, dentro do limite anterior. para sair deste modo, clicar foro dos limites 
 -  para ajustar a imagem ao limite da cor da LAYER da imagem, clicar no botão do lado direito do rato e escolher a opção FITTING 
 - normalmente as imagens vão aparecer com má qualidade, para melhorar a qualidade de performance do programa. para visualizar a aparencência final do documento, ir à barra de ferramentas, no final, e clicar no icon com dois rectângulo. com o botão do lado direito do rato, escolher a opção apresentação 

Exemplo feito em Aula: A Capa contêm uma imagem de fundo (na LAYER de IMAGEM DE FUNDO) do monumento escolhido para realizar o trabalho. Foi escolhido o espaço destinado para colocar o título e a identificação do aluno. Estes espaços foram marcados pelas linhas guias ( que se encontram nas réguas que estão na parte superior e lateral esquerda do ecrã)

Capa do Trabalho - Edifício feito pelo grupo BIG em Nova York 


 
 TEXTO

 - ir para a LAYER do TEXTO

Nota Importante: Os documentos Word devem estar o mais simplificados possível, ou seja, não estar formatados. Caso o Software não reconhecer o ficheiro Word, exportar o documento em formato RTF (Rich Text Format). Este formato é universal para todos os formatos.

 - para introduzir um texto, utilizar o comando TYPE TOOL
 - depois do comando TYPE TOOL estar ativado, ir ao MENU FILE e escolher a opção PLACE
     - escolher o documento WORD (ou RTF)
     - colocar onde se pretende que o texto fique
          - com o botão esquerdo do rato pressionado, arrastar a caixa de texto até atingir o tamanho pretendido. pode-se sempre alteara mais tarde
          - pode-se também pré definir o espaço para o texto com o auxílio das linhas guia
- escolher o tipo de letra
     -  o tipo de letra, convém, condizer com o tipo de trabalho, o tipo de imagens e o tipo de apresentação 
- depois de inserir o texto, se o texto for demasiado grade para o espaço da caixa de texto, vai aparecer, no canto inferior direito um +, que vai possibilitar que o texto restante seja transferido para outro sitio 
     - para transferir o texto basta repetir o processo de inserção do texto 
- o texto pode ser editado depois de inserido 
- para uma melhor aparência, pode-se escolher a opção de tirar os hífens do texto, para apresentar um raciocínio mais continuo
     - para isto, selecionar o texto e no MENU LATERAL DIREITO escolher a opção PARAGRAPH > HYPHENATE e TIRAR O TICK

Tirar o tick no Hyphenate


Exemplo feito em Aula: As folhas foram pré definidas individualmente, por isso não se encontram todas iguais. Foi escolhido duas maneiras diferentes de dispor o texto em harmonia com as imagens escolhidas para o trabalho. Encontra-se também representado o número da página.

Corpo de Texto do Trabalho - Exemplo de disposição do texto com as imagens 














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