Aula 3

Data: 6 de outubro de 2022

Sumário: - Continuação da aula anterior. 

                - Finalização do exercício da casa de banho. 

                - Introdução a comandos novos de desenho técnico em AutoCAD

Exercício da CASA DE BANHO

Progresso do final da aula 3

Legenda do desenho

NOTAS

- os BLOKS podem vir de fontes externas, como os sites das marcas que queremos pôr no projeto

local onde se define os tipos de linha
- quando de faz um retângulo, por exemplo, as linhas ficam todas interligadas, POLYLINES. para as separar basta utilizar o comando EXPLODE para as separar.

- para alterar as propriedades das linhas, utiliza-se o menu das propriedades, PROPERTIES, onde só se deve alterar o tipo de linha e nunca a sua grossura.

- a legenda deve conter conotação numérica para haver uma correspondência com o desenho, para não haver muita perturbação no mesmo. usa-se o número correspondente e depois um círculo para enquadrar

- para os desenhos terem todos as mesmas layers e os traços serem todos iguais basta copiar o catálogo que foi feito em aula, já predefinido

tipos diferentes de linhas usadas

-  o TRIM serve para apagar linhas entre o limite que se define

- os titulos têm de ser convertidos da escala real para a escala de impressão. os títulos devem ser escritos com uma dimensão de 0.08 e as etiquetas com 0.04 (isto aplica-se se a planta foi impressa a 1:20)

-  o desenho é sempre feito na escala real, só depois é que se define a escala de impressão




COMANDOS + ATATLHOS

 - AR (ARRAY) - Cria múltiplas cópias de objetos em um padrão
 (BLOCK) - Cria uma definição de bloco partindo de objetos selecionados
 - C (CIRCLE) - Cria um círculo 
 - CO (COPY) - Copia objetos a uma distância especificada em uma direção especificada 
 D (DIMSTYLE) - Criar e modificar estilos de cota 
 - DDPTYPE - Caracteristicas dos pontos
 E (ERASE) - Remove objetos de um desenho 
 - L (LINE) - Cria segmentos de linha reta 
 LA (LAYER) - Gerencia camadas e propriedades de camadas 
 - M (MOVE) - Move objetos por uma distância e em uma direção especificadas 
 - MA (MATCHPROP) - Aplica as propriedades de um objeto selecionado a outros objetos 
 - ME (MEASURE) - Une objetos similares para formar um objeto único e não quebrado 
 -MEA (MEASUREGEOM) - Mede distância, raio, ângulo, área e volume de objetos ou sequências de pontos selecionados
 MT (MTEXT) - Cria um objeto de texto multilinha 
 - O (OFFSET) - Cria círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas 
 - PL (PLINE) - Cria uma polilinha 2D 
 - PO (POINT) - Cria um objeto de ponto 
 - PR (PROPERTIES) - Exibe a paleta Propriedades
 - REC (RECTANG) - Cria uma polilinha retangular 
 - RE (REGEN) - Regenera o desenho inteiro por meio da viewport atual 
 RO (ROTATE) - Rotaciona objetos em torno de um ponto base 
 - (STRETCH) - Estica os objetos cruzados por uma janela ou um polígono de seleção 
 SC (SCALE) - Amplia ou reduz os objetos selecionados, mantendo as mesmas proporções do objeto após o redimensionamento 
 ST (STYLE) - Cria, modifica ou especifica estilos de texto 
 - TR (TRIM) - Apara objetos até que encontrem as arestas de outros objetos
 - T (MTEXT) - Cria um objeto de texto multilinha 
 - UN (UNITS) - Controla os formatos de exibição de coordenadas e ângulos, além da precisão 
 - X (EXPLODE) - Quebra um objeto composto em seus objetos componentes
 - XL (XLINE) - Cria uma linha de comprimento infinito -
 Z (ZOOM)Aumenta ou diminui a ampliação da vista na viewport atual




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