Data: 6 de outubro de 2022
Sumário: - Continuação da aula anterior.
- Finalização do exercício da casa de banho.
- Introdução a comandos novos de desenho técnico em AutoCAD
Exercício da CASA DE BANHO
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Progresso do final da aula 3 |
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Legenda do desenho |
NOTAS
- os BLOKS podem vir de fontes externas, como os sites das marcas que queremos pôr no projeto
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local onde se define os tipos de linha |
- quando de faz um retângulo, por exemplo, as linhas ficam todas interligadas, POLYLINES. para as separar basta utilizar o comando EXPLODE para as separar.
- para alterar as propriedades das linhas, utiliza-se o menu das propriedades, PROPERTIES, onde só se deve alterar o tipo de linha e nunca a sua grossura.
- a legenda deve conter conotação numérica para haver uma correspondência com o desenho, para não haver muita perturbação no mesmo. usa-se o número correspondente e depois um círculo para enquadrar
- para os desenhos terem todos as mesmas layers e os traços serem todos iguais basta copiar o catálogo que foi feito em aula, já predefinido
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tipos diferentes de linhas usadas |
- o
TRIM serve para apagar linhas entre o limite que se define
- os titulos têm de ser convertidos da escala real para a escala de impressão. os títulos devem ser escritos com uma dimensão de 0.08 e as etiquetas com 0.04 (isto aplica-se se a planta foi impressa a 1:20)
- o desenho é sempre feito na escala real, só depois é que se define a escala de impressão
COMANDOS + ATATLHOS
- AR (ARRAY) - Cria múltiplas cópias de objetos em um padrão
- B (BLOCK) - Cria uma definição de bloco partindo de objetos selecionados
- C (CIRCLE) - Cria um círculo
- CO (COPY) - Copia objetos a uma distância especificada em uma direção especificada
- D (DIMSTYLE) - Criar e modificar estilos de cota
- DDPTYPE - Caracteristicas dos pontos
- E (ERASE) - Remove objetos de um desenho
- L (LINE) - Cria segmentos de linha reta
- LA (LAYER) - Gerencia camadas e propriedades de camadas
- M (MOVE) - Move objetos por uma distância e em uma direção especificadas
- MA (MATCHPROP) - Aplica as propriedades de um objeto selecionado a outros objetos
- ME (MEASURE) - Une objetos similares para formar um objeto único e não quebrado
-MEA (MEASUREGEOM) - Mede distância, raio, ângulo, área e volume de objetos ou sequências de pontos selecionados
- MT (MTEXT) - Cria um objeto de texto multilinha
- O (OFFSET) - Cria círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas
- PL (PLINE) - Cria uma polilinha 2D
- PO (POINT) - Cria um objeto de ponto
- PR (PROPERTIES) - Exibe a paleta Propriedades
- REC (RECTANG) - Cria uma polilinha retangular
- RE (REGEN) - Regenera o desenho inteiro por meio da viewport atual
- RO (ROTATE) - Rotaciona objetos em torno de um ponto base
- S (STRETCH) - Estica os objetos cruzados por uma janela ou um polígono de seleção
- SC (SCALE) - Amplia ou reduz os objetos selecionados, mantendo as mesmas proporções do objeto após o redimensionamento
- ST (STYLE) - Cria, modifica ou especifica estilos de texto
- TR (TRIM) - Apara objetos até que encontrem as arestas de outros objetos
- T (MTEXT) - Cria um objeto de texto multilinha
- UN (UNITS) - Controla os formatos de exibição de coordenadas e ângulos, além da precisão
- X (EXPLODE) - Quebra um objeto composto em seus objetos componentes
- XL (XLINE) - Cria uma linha de comprimento infinito -
- Z (ZOOM)Aumenta ou diminui a ampliação da vista na viewport atual
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