Aula 5
Data: 20 de Outubro de 2022
Sumario: - Continuação da aula anterior.
- Processos e explicação de representação em Arquitetura (demolição e reconstrução).
- Introdução das Imagens, Hatchs e componentes de visualização gráfica.
- Informações para a entrega do Exercício 2 (21 de outubro de 2022).
NOTAS
- os HATCHS permitem uma melhor precessão do desenho enquanto espaço.
- o desenho deve estar limpo, ou seja, não deve conter linhas soltas, os polígonos devem estar todos bem feitos e com linhas fechadas para que este comando funcione bem (se isto não acontecer há probabilidade de o programa encerrar com erro.
- para definição e alteração de qualquer propriedade basta primir a tecla T depois do comando estar ativado. isto vai abrir a pagina dos SETTINGS.
- nos SETTINGS configura-se o HATCH.
- na janela das OPTIONS podem se escolher duas definições:
- ASSOCIATIVE: reconhece a BOUNDARY e preenche-a
- CREATE SEPARATE HATCHS: separa os HATCHS para ser mais fácil a sua edição
- estes dois comandos podem estar ativados ao mesmo tempo
- para inserir imagens no projeto de AutoCAD é preciso aceder ao comando IMAGEATTACH.
- depois de selecionado este comando escolhe se a imagem (convém já ter sido guardada no computador).
- a imagem não tem escada fixa.
- a imagem fica por cima do desenho mas, utilizando o comando DRAWORDER, consegue-se transportra a imagem para trás do desenho, conseguindo se ver as linhas do mesmo.
- seleciona a imagem e clicar B e ENTER.
- para recortar a imagem, para caber nos limites do desenho, usa-se o comando IMAGECLIP.
- para recortes irregulares:
- selecionar a imagem e depois escrever NEW BOUNDARY e clicar P de POLYLINE ou POLYGONAL e depois ENTER. começar a definir o limite do desenho e quando acabado clicar ENTER.
- comando OSNAP para ativar o comando NEAREST (para um maior rigor)
- delinear o novo limite com a componente NEAREST ativada ajuda a encontrar o ponto mais proximo para esta linha ser o mais rigorosa possivel para que o recorte fique bem.
- para remover a linha que delimita a imagem (a linha te a cor da LAYER em que a imagem esta inserida) utiliza-se o comando IMAGEFRAME.
- basta colocar um 0 (zero) para a moldura desaparecer.
![]() |
Contorno (lilás) para definir a nova BOUNDARY (limite) |
COMANDOS + ATALHOS
D (DIMSTYLE) - Cria e modifica estilos de cota
DI (DIST) - Mede a distância e o ângulo entre dois pontos
MI (MIRROR) - Cria uma cópia espelhada dos objetos selecionados
RD (DRAWORDER) - Altera a ordem de desenho de imagens e outros objetos
H (HATCH) - Preenche uma área fechada ou objetos selecionados com um padrão de hatch, preenchimento sólido ou preenchimento com padrão
H e depois T (HATCHEDIT) - Modifica um hatch ou preenchimento existente
I (INSERT) - Insere um bloco ou desenho no desenho atual
ICL (IMAGECLIP) - Recorta a exibição de uma imagem selecionada para um limite especificado
IAT (IMAGEATTACH) - Insere uma referência a um arquivo de imagem
IM (IMAGEM) - Exibe a paleta Referências externas
IMP IMPORT / Importa arquivos de diferentes formatos para o desenho atual
IMAGEFRAME - Alterar a borda visual que mostra as extensões da imagem importada (ou seu limite cortado).
OSNAP ou DS (DSETTINGS) - Define grade e snap, rastreamento polar e de snap a objeto, modos de snap a objeto, entrada dinâmica e propriedades rápidas
Comentários
Enviar um comentário