Aula 2

Data: 29 de setembro de 2022

Sumário: - Esclarecimento de dúvidas relacionadas com a matéria da aula anterior.

                -  Introducao do segundo exercício. 

                - Introdução ao desenho técnico em AutoCAD.


Apontamentos de AutoCAD

Exercício da CASA DE BANHO

Enunciado: desenhar uma casa de banho em AutoCAD (medidas dadas pelo docente)

Progresso no final da aula 2

Introdução 

Criação de novas LAYERS
 - começar por definir as unidades de medida do desenho
    - comando: UNITS
 - definir as LAYERS do desenho
    
  - as layers servem para distinguir os vários traços do desenho
 - têm cores diferentes e em alguns casos o tipos de traçado também é diferente 
  - podem definir-se as propriedades em PROPERTIES

mudança de PROPERTIES
menu das UNITS










NOTAS:

- para selecionar um objeto:
     - da direita para a esquerda (retângulo verde): seleciona a totalidade do objeto só selecionando uma parte do objeto
     - da esquerda para a direita (retângulo azul): seleciona só aquilo em que toca

- para fazer STRECHT numa linha tem que se selecionar a linha na totalidade. 

- para ativar o ultimo comando usado basta só premir a tecla do ESPAÇO

- para desativar um comando basta premir a tecla ESC

- a rodinha do rato ativa a ferramenta da mão, que facilita a navegação pelo desenho

- para ativar os comandos basta só escrever as iniciais do comando e premir o ENTER

- para inserir coordenadas relativas usa-se o @ e para as separar usa-se a , (virgula). o ponto funciona para inserir uma coordenada que tenha números decimais.

- os comandos, depois de inseridos, aparecem na caixa perto do menu. nessa caixa encontram-se todos os comandos utilizados no desenho. 

- ao usar o comando XLINE pode-se definir a direção da reta, colocando um V (vertical), H (horizontal), A (com ângulo) ou O (offset)

COMANDOS + ATALHOS  

 - DDPTYPE - Caracteristicas dos pontos
 - E (ERASE) - Remove objetos de um desenho 
 - L (LINE) - Cria segmentos de linha reta 
 - M (MOVE) - Move objetos por uma distância e em uma direção especificadas 
 - ME (MEASURE) - Une objetos similares para formar um objeto único e não quebrado 
 - O (OFFSET) - Cria círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas 
 - PL (PLINE) - Cria uma polilinha 2D 
 - PO (POINT) - Cria um objeto de ponto 
 - PR (PROPERTIES) - Exibe a paleta Propriedades
 - REC (RECTANG) - Cria uma polilinha retangular 
 - RE (REGEN) - Regenera o desenho inteiro por meio da viewport atual 
 - (STRETCH) - Estica os objetos cruzados por uma janela ou um polígono de seleção  
 - UN (UNITS) - Controla os formatos de exibição de coordenadas e ângulos, além da precisão 
 - X (EXPLODE) - Quebra um objeto composto em seus objetos componentes
 - XL (XLINE) - Cria uma linha de comprimento infinito -
 - Z (ZOOM)Aumenta ou diminui a ampliação da vista na viewport atual








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